sexta-feira, 15 de maio de 2009

"NOVO ENEM" - Fiquem de olho galera!

No programa de matemática, foi excluído o estudo de matrizes, determinantes e números complexos (concordo com a decisão de "enxugar", esses assuntos são amplamente ministrados no ensino superior e são bem específico, no ensino médio é necessário apenas a parte ferramental).
Não serão cobradas fórmulas, quando necessárias, serão fornecidas.
A proposta é de 180 testes e não 200; nos quatro dias de provas o candidato fará 45 testes.
Atenção!!! As inscrições começam no dia 15 de junho e terminam em 17 de julho, pela internet!
A prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro de 2009, com início às 13h (horário de Brasília). No sábado (3/10), serão realizadas as provas sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, das 13h às 17h30. No domingo (4/10), será a vez das provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de e Matemática e suas Tecnologias.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço com o posicionamento das universidades federais em relação ao uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seus processos seletivos.

São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e e se haverá diferenças entre os cursos.
Os testes deverão ter pesos diferentes de acordo com o(s) tema(s) abordado(s). O candidato encontrará enunciados que exigem interpretação e trazem problemas ligados ao cotidiano, além de cobrar também a parte teórica da Matemática.
Meu caro aluno(a), a Matemática é uma das disciplinas mais temidas, difícil de ser dominada. Por isso, independentemente do estilo de questão ela exige muito treino.
A prática constante de exercícios e soluções de problemas é a única forma de manter-se calmo e seguro na hora do exame.

Visite a minha página: www.jejeca.tk e confira alguns exercícios para o seu "Warm up" do novo Enem.
Abraços e, Bom estudo.