domingo, 16 de setembro de 2007

LATINHA VAI E VEM


(Click na imagem para ampliar!)

O grande desafio para nós professores de Física consiste em levar o aluno a compreender e gostar dessa ciência. Para muitos alunos a Física é tida como uma das disciplinas que oferece maior dificuldade de entendimento! É preciso buscar meios de torná-la mais acessível e "indolor".
Essa atividade abrange um dos tópicos mais importantes, a Energia. O aluno vai trabalhar na conversão de Energia Cinética em Energia Potencial Elástica, ao ocorrer o retorno para a Energia Cinética, poderá observar a ocorrência de dissipação (uma parte da Energia Cinética inicial se transforma em Energia Sonora, Energia Térmica...). Outras partes da Mecânica também podem ser exploradas: velocidade, aceleração, período, frequência, trabalho, etc.
Pois bem moçadinha vamos começar a montar as suas latinhas; vejam os materiais:
i) Uma pilha grande, uma latinha de leite em pó; uma borrachinha de dinheiro, fita crepe e duas bailarinas para travar (não se esqueça de furar as bases no centro - FOTOS 1 E 2)
ii) passe a borrachinha pela pilha prendendo-as com a fita crepe (Foto 3)
iii) Transpasse as pontas da borrachinha pelas bases e trave-as com com palitinho de sorvete ou clipe.
Agora é só botar para rolar... Boa Tarefa!

2 comentários:

sara disse...

oi jejeca... aqui é a Sara do moura....
tô aqui pra dizer que a aula da latinha foi legal e explicou em simples borracha, pedra... uma transformação que não estava muito clara para mim!!!
adorei a aula!!!!
Espero que possamos fazer mais experimentos!
Abraços!

01 disse...

BOA PROF Ñ MI LENBRAVA MAIS COMO FAZIA ISSO VOU FAZER PARA MINHAR FINHAR!!!!!!!